terça-feira, 28 de novembro de 2023

STF valida Lei de 1997: Bancos podem retomar imóveis sem acionar a Justiça!

 O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a validade da lei que permite que bancos e instituições financeiras retomem um imóvel em caso de não pagamento das parcelas, sem a necessidade de acionar a Justiça. Essa decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 860631, com repercussão geral (Tema 982), concluído recentemente.

A maioria dos votos do Tribunal concluiu que a execução extrajudicial nos contratos com a chamada alienação fiduciária, em que o imóvel fica em nome da instituição financiadora como garantia, prevista na Lei 9.514/1997, não viola os princípios do devido processo legal e da ampla defesa.

O ministro Luiz Fux, relator do caso, destacou que essa modalidade de execução não afasta o controle judicial porque, caso verifique alguma irregularidade, o devedor pode, a qualquer momento, acionar a Justiça para proteger seus direitos. Além disso, os requisitos do contrato tiveram consentimento expresso das partes contratantes.


O ministro Luís Roberto Barroso, ao acompanhar o relator, assinalou que a previsão legal diminui o custo do crédito e a demanda a um Poder Judiciário já sobrecarregado.

No entanto, o ministro Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia divergiram, argumentando que o procedimento de execução extrajudicial não é compatível com a proteção do direito à moradia.

A tese de repercussão geral fixada foi a seguinte: “É constitucional o procedimento da Lei nº 9.514/1997 para a execução extrajudicial da cláusula de alienação fiduciária em garantia, haja vista sua compatibilidade com as garantias constitucionais do devido processo legal e da ampla defesa”.

Portanto, a Lei 9.514/1997 é válida e está em vigor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário