terça-feira, 17 de agosto de 2010

Festa da Democracia

Hoje iniciou-se os Horário Político gratuito. Pela manhã, vim ouvindo no carro. Muitas pessoas reclamam. Mas, eu adoro. Acho que é a festa da democracia, especialmente quando se trata de candidatos do Legislativo.

Vemos (ouvimos) pessoas das mais diversar classes sociais e profissionais. Temos a oportunidade de ver o povo brasileiro almejando representar o povo brasileiro.

Semana passada recebi, em um email de grupo de amigos (que muito mem orgulha, eis que se tratam de amigos de infância do cada vez mais longíquo primário do Colégio São Miguel Arcanjo) criticando e ironizando a candidatura de “artistas” como Maguila, Mulher Filé, “KLBs”, etc.

Respondi dizendo que achava o “maior barato” termos estes “artistas” concorrendo, pois consubstanciam a figura do povo brasileiro. Acho natural termos “artistas” representando o povo brasileiro, como acho natural termos advogados, médicos, donas de casa, etc...

Ora, o Poder Legislativo deve ser composto por representantes do povo que sejam seu espelho e não por um corpo técnico dissociado da realidade cotidiana.

O Parlamento dos Nobres foi abolido (ou mitigado) nas Revoluções Burguesas e cada vez mais o Estado deve ser governado pelo povo e para o povo, deixando de ter si mesmo como objeto.

Voltando ao horário eleitoral. Gosto de ver os diferentes sotaques, as diversas abordagens e propostas. Enfim, uma festa!!!

Lembro-me de 1989 quando tinha 9 anos e o Brasil voltava a eleger um Presidente da República após 40 anos. Tivemos os mais diversos candidatos... Marronzinho, Enéas, Ulisses Guimarães, Maluf, Affif Domingos (meu favorito na época), Mário Covas, Collor, entre outros. Até o Silvio Santos ensaiou uma candidatura, barrada posteriormente pela Legislação eleitoral.

Foi um momento de festa e efervecência democrática. O Brasileiro voltou a se sentir um cidadão.

Muita gente sacrificou a vida por este direito sagrado de participar das decisões do nosso País. Devemos honrar nosso voto, nunca anulá-lo e votar consciente em pessoas que, de fato, exprimam o melhor interesse para a Nação.

Avante Brasil!!!

A festa da democracia continua e começou hoje no rádio e na TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário