Por falar em
"escola sem partido"
Até meados dos anos 80 os currículos
escolares brasileiros de ensinos médio e fundamental possuíam as disciplinas
Educação Moral e Cívica e OSPB (Organização Social e Política do Brasil), nos
moldes do Decreto 68.065, de 14 de janeiro de 1971.
Ambas disciplinas foram retiradas do
currículo e são demonizadas como "forma de doutrinação".
Tal afirmativa, além de incoerente
com o que a esquerda tem pregado (escolas com partido), é completamente fora de
propósito quando analisamos as ementas das disciplinas.
Observando-as, dá a sensação de que
os Governos pós militares retiraram as disciplinas do currículo escolar para
não permitir que nossos jovens tivessem noções básicas de política e de Estado
para serem melhor doutrinados.
Abaixo as ementas para que tirem as
próprias conclusões:
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
1. Discriminar a Moral como uma
característica essencialmente humana; 2. Identificar o Civismo, na sua mais
ampla acepção, como um aspecto da Moral; 3. Compreender a Moral e o Civismo
como um produto da vida social dos homens; 4. Sensibilizar-se para assumir,
conscientemente, os aspectos morais e cívicos de seus comportamentos; 5.
Dominar alguns conceitos básicos das Ciências Sociais, indispensáveis para a
compreensão da Moral e do Civismo; 6. Aplicar esses conceitos na análise dos
aspectos “moral” e “cívico” dos diferentes comportamentos humanos; 7. Conhecer
a divisão político-administrativa atual do Brasil e ser capaz de ler o mapa
político do Brasil; 8. Conhecer os símbolos nacionais e saber se comportar em
relação a eles. 9. Preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas,
com fundamento na moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando ao bem
comum. 10. Culto da obediência à Lei, da fidelidade ao trabalho e da integração
na comunidade.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DO
BRASIL
1. Povo, Nação e Estado; 2. Elementos
e estrutura do Estado; 3. Formas de Governo; 4. Formas de Estado; 5.
Constituição: Origem, Estrutura e Forma; 6. Constituições Brasileiras; 6.
Estrutura do Estado Brasileiro: tripartição de Poderes e sistema Federativo; 7.
Política externa brasileira; 8. Direitos e Deveres do Estado com relação ao
indivíduo e do indivíduo em relação ao Estado; 9. Família: influências dos
fenômenos sociais; 10. Sociedade Urbana e Moral: contrates; 11. Diferenças
Regionais; 12. Previdência Social: valorização do homem; 13. Direitos
Constitucionais para melhoria da condição social dos trabalhadores; 14.
Evolução da cultura brasileira e o contexto conjuntural.
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