segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Por falar em "escola sem partido"

Por falar em "escola sem partido"

Até meados dos anos 80 os currículos escolares brasileiros de ensinos médio e fundamental possuíam as disciplinas Educação Moral e Cívica e OSPB (Organização Social e Política do Brasil), nos moldes do Decreto 68.065, de 14 de janeiro de 1971.

Ambas disciplinas foram retiradas do currículo e são demonizadas como "forma de doutrinação".

Tal afirmativa, além de incoerente com o que a esquerda tem pregado (escolas com partido), é completamente fora de propósito quando analisamos as ementas das disciplinas.

Observando-as, dá a sensação de que os Governos pós militares retiraram as disciplinas do currículo escolar para não permitir que nossos jovens tivessem noções básicas de política e de Estado para serem melhor doutrinados.

Abaixo as ementas para que tirem as próprias conclusões:

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
1. Discriminar a Moral como uma característica essencialmente humana; 2. Identificar o Civismo, na sua mais ampla acepção, como um aspecto da Moral; 3. Compreender a Moral e o Civismo como um produto da vida social dos homens; 4. Sensibilizar-se para assumir, conscientemente, os aspectos morais e cívicos de seus comportamentos; 5. Dominar alguns conceitos básicos das Ciências Sociais, indispensáveis para a compreensão da Moral e do Civismo; 6. Aplicar esses conceitos na análise dos aspectos “moral” e “cívico” dos diferentes comportamentos humanos; 7. Conhecer a divisão político-administrativa atual do Brasil e ser capaz de ler o mapa político do Brasil; 8. Conhecer os símbolos nacionais e saber se comportar em relação a eles. 9. Preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas, com fundamento na moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando ao bem comum. 10. Culto da obediência à Lei, da fidelidade ao trabalho e da integração na comunidade.

ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DO BRASIL
1. Povo, Nação e Estado; 2. Elementos e estrutura do Estado; 3. Formas de Governo; 4. Formas de Estado; 5. Constituição: Origem, Estrutura e Forma; 6. Constituições Brasileiras; 6. Estrutura do Estado Brasileiro: tripartição de Poderes e sistema Federativo; 7. Política externa brasileira; 8. Direitos e Deveres do Estado com relação ao indivíduo e do indivíduo em relação ao Estado; 9. Família: influências dos fenômenos sociais; 10. Sociedade Urbana e Moral: contrates; 11. Diferenças Regionais; 12. Previdência Social: valorização do homem; 13. Direitos Constitucionais para melhoria da condição social dos trabalhadores; 14. Evolução da cultura brasileira e o contexto conjuntural.

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