domingo, 25 de abril de 2010

CUIDADO ESTACIONAMENTO - Afonso Pena, nº 333/367

Recebi este email encaminhado de dimaslbc@yahoo.com.br. Teria ocorrido com sua sobrinha.

Como defensor dos nossos direitos, sempre me revolto em situações como esta.
Assim, torno públlico.
Portanto, boicotemos o estacionamento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Gente,



Estou aqui para contar o que aconteceu comigo hoje e que pode acontecer com qualquer um e em qualquer estacionamento. Eu sei que o email está grande, eu não sei falar pouco rs.



Tive que ir ao centro hoje, deixei meu carro no estacionamento Afonso Pena (que fica na própria Afonso Pena, nº 333/367, do lado da Universal entre Rua São Paulo e Rua Caetés). Havia estacionado lá pela manhã com meu pai, e estava acostumada a parar lá, já que não é um estacionamento novo.



Pois bem, entrei no estacionamento por volta das 15:10. Fui orientada pelo manobrista para deixar a chave no parabrisa e pegar o comprovante. O estacionamento estava com bastante movimento como qualquer outro estacionamento no centro em plena sexta-feira. No comprovante dizia que entreguei meu carro às 15:13.



Fui fazer o que tinha para fazer e retornei ao estacionamento mais ou menos às 15:50. Entreguei o papelzinho ao caixa e aí começaram as estranhezas.



O cara do caixa ao digitar o número do comprovante não conseguiu “achar” meu carro. Achou que o problema era do “sistema” e fez o cálculo de cabeça. Me cobrou R$ 5,25, paguei e fui para o carro. Perguntei onde estava a chave e um outro manobrista olhou no quadro de chaves e disse que minha chave não estava lá. Pensei que minha chave estaria no parabrisa (como é muito comum nos estacionamentos).



Na procura começou e o desespero também já que não achamos o carro. Procuramos mais uma vez carro por carro e nada. Até conferir se meu papelzinho era realmente do estacionamento eles conferiram.



Aí um dos manobristas (que não era o gerente) teve a pachorra de perguntar se meu carro era realmente um Fox e se era preto. Nessa hora minha vontade foi responder: “não, eu não estou de carro. Minha nave espacial me deixou aqui e voltou para o meu planeta e eu estou aqui só para causar tumulto”, mas como estávamos eu e minha mãe e o cara quis engrossar passei a mão no telefone e chamei meu pai, porque nessas horas não adianta saber o que fala, o que quer, tem que ser homem porque essas pessoas só respeitam homem.



Aproveitei e já chamei a polícia porque independente do que acontecesse precisava estar resguardada, afinal eu sei que ninguém vem com estrela na testa e não podemos confiar só na palavra das pessoas (ainda mais de desconhecidos).



Nesse meio tempo eles fecharam o estacionamento para a conferência dos carros. A hipótese até então aventada era que alguma distraída (sim! Na cabeça deles só mulher é distraída) tinha pago e levou o carro errado. Detalhe haviam (ou pelo menos deveriam haver) três Fox registrados: um prata, um preto com detalhes pratas e bagageiro e um preto “normal” (que era o meu).



Feita a conferência verificou-se que não havia nenhum carro “sobrando” no estacionamento. Nisso os donos dos outros dois Fox chegaram e levaram seus carros, excluída a hipótese da troca.



Somente aí a menina do caixa (que é a caixa de verdade) lembrou que uma mulher, uma senhora bem vestida, pediu para usar o banheiro, e na volta da casinha disse que iria pegar o carro. A menina pediu o papel e a mulher disse que tinha perdido e deu a placa do MEU carro como se fosse o dela. A Caixa por sua vez não pediu nenhum documento que comprovasse que a tal mulher era a dona do carro. A mulher pagou e levou.



Agora me contem: QUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA ENTREGA UM BEM A UMA PESSOA SEM QUE ESSA LHE PROVE SER A DONA DO BEM, QUER PELO PAPELZINHO OU POR QUALQUER OUTRO MEIO??????????? Imaginem isso, segundo o “entendimento” dessas pessoas qualquer semi-analfabeto que saiba “ler” letras consegue levar um carro sem provar que é seu, olhe o tamanho do absurdo!!!



Chamei a polícia. Os policiais designados foram ao local. Indagaram os funcionários como e porque o carro foi entregue sem papel, sem prova da propriedade, mas nenhum deles conseguiu responder (até porque o inexplicável não tem explicação). Os PM’s me informaram que não é o primeiro caso, existem outras ocorrências semelhantes em BH e que não foram noticiadas AINDA.



Fizemos o BO. O gerente do estacionamento DIZ que eles vão arcar com o meu prejuízo, mas isso são cenas dos próximos capítulos. Só que nada disso diminui a amolação de ter seu carro roubado dentro de um estacionamento pago, ficar sem carro até que o seguro pague.



Com isso quero atentar vocês para o seguinte:

- primeiro não parem JAMAIS, NUNCA, EM TEMPO ALGUM nesse estacionamento. É melhor andar mais dois ou três quarteirões e ter seu carro na volta do que parar do lado e não ter seu carro porque o estacionamento estava muito movimentado.

- segundo: fiquem atentos aos estacionamentos muito movimentados em que o cliente paga, pega a chave e manobra de novo e vai são um prato cheio para esses ladrões.



Estacionamento DECENTE é aquele em que você entrega as chaves do carro e os funcionários manobram, e quando você vai embora eles pegam o carro e te entregam. Até mesmo para evitar batidas causadas por proprietários (que em sua grande maioria não sabem manobrar). Estacionamento fora desse esquema abre muito as chances do que aconteceu comigo hoje acontecer com os outros. Além disso, é imprescindível que o estacionamento tenha alguém que controle a saída, veja se o carro que pagou e está saindo é o carro do papelzinho.



E o fundamental que em casos de perda do comprovante do estacionamento que o estacionamento exija algum tipo de comprovante que o carro é seu. É uma chateção provar que algo e seu, eu sei, mas diminui muito a amolação de ter o carro roubado por “espertinhos” como esses ladrões.



Desculpem o desabafo.

Repassem para as pessoas que vocês conhecem porque pode acontecer em qualquer estacionamento. Fiquem atentos!



Bjins

Carol

2 comentários:

  1. Oie Carol, li seu texto e sei de um cuidado a mais que voce pode passar a ter tambem de agora em diante. Hoje parei meu carro num estacionamento particular, sai e voltei e tudo estava bem. Dai fui com meu carro para o outro destinho que tinha que ir e coloquei a trava de cambio, quando voltei nao achei a chave que destrava a trava do cambio (para travar nao preciso dela). Liguei para um amigo e voltamos no estacionamento particular que tinha deixado o carro antes e perguntei pela chave, o manobrista foi num carro e pegou a chave de dentro desse outro carro!!! Um absurdo, estava tao nervoso que nao fiz perguntas e nem tirei satisfacao para evitar algo pior entende? Agora vamos aos fatos... primeiro, se realmente o manobrista havia perdido a chave, como ela iria sair do chaveiro??? o cara teve que retirar ela daquela argola metalica, pq sozinha nao ia sair! E se alguem achou uma chave perdida o certo seria estar no escritorio, pq qnd a pessoa voltasse, ela pegasse a chave la e nao dentro de outro carro. Conclusao: amanha mesmo vou trocar o segredo da chave da trava do cambio e vou andar com 2 chaveiros de agora em diante, um com chave de casa e da trava do cambio e o controle do portao e o outro so com a chave do carro. E o mais eficiente: sempre que possivel nao vou deixar mais a chave com o manobrista, mesmo que pague mais caro vou procurar um estacionamento que eu levo a chave. Nao é brincadeira a neura que temos q viver hoje em dia, é de deixar qualquer um louco!

    parabens pelo texto e beijo!

    ResponderExcluir
  2. Continuando o post que fiz antes...

    deixar o carro e as chaves com o manobrista de estacionamento é muito arriscado, pois se ele fizer uma cópia da sua chave, fica moleza de ele arranjar de seu carro ser roubado depois!!!

    rsrs tinha esquecido de colocar essa observacao

    ResponderExcluir