sábado, 29 de maio de 2010

Brasileiro pode tirar título do Benfica

O jogador brasileiro Alan Kardec jogou em 3 clubes numa só temporada e o SL Benfica pode perder 9 pontos e, por consequência o título do campeonato português.

Esta notícia não tem sido repercutida pela imprensa portuguesa no intuito de não tirar do "melhor benfica dos últimos 30 anos" o título de campeão nacional.
O fato é que Alan Kardec, jogador brasileiro de 21 anos contratado pelo SLBenfica em Janeiro, participou ilegalmente em três jogos do campeonato nacional da última temporada e por isso o SLBenfica deveria ser penalizado com a perda de 9 pontos.

Juridicamente o fato é o seguinte:

O último jogo de Alan Kardec pelo Vasco da Gama foi no dia 29-08-2009;
Alan Kardec fez o seu último jogo pelo Internacional a 01-11-2009;
Alan Kardec jogou o seu primeiro jogo pelo Benfica no dia 24-01-2010.

O artigo 5º do Estatuto e Transferência de Jogadores da Federação Portuguesa de Futebol assim dispõe:
«(...)
III. INSCRIÇÃO DE JOGADORES

Artigo 5º Inscrição
1. Um jogador tem de estar inscrito numa Federação para poder jogar por um clube, quer como Profissional quer como Amador, de acordo com as disposições do Art.º 2º. Apenas os jogadores inscritos são qualificáveis para participar no Futebol Federado. Pelo acto de se inscrever, o jogador aceita respeitar os Estatutos e a regulamentação da FIFA, das confederações e das Federações.
2. Um jogador só pode estar inscrito por um clube de cada vez.
3. Os jogadores podem ser inscritos por um máximo de três clubes durante o período compreendido entre 1 de Julho e 30 de Junho do ano seguinte . Durante este período, o jogador só é qualificável para participar em Jogos Oficiais por dois clubes.»
Casos semelhantes como o de Meyong no Belenenses ou o mais conhecido "caso Mateus", que levou o Gil Vicente ao rebaixamento, tiveram grande impacto midiático em Portugal e graves consequências para os envolvidos.
Será que a Justiça Desportiva Portuguesa retirará o título do poderoso Benfica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário