segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CBF vai unificar títulos. Você vai gritar é campeão?

Fonte: http://blogdemarcelomachado.blogspot.com/


CBF vai unificar títulos. Você vai gritar "é campeão"?

De acordo com a TV Globo, em algum momento deste mês, o torcedor do Santos e do Palmeiras acordará octacampeão brasileiro. O tricolor carioca será tri. Torcedores de Cruzeiro, Botafogo e Bahia se verão com duas conquistas do campeonato brasileiro. Santos, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Bahia são os legítimos campeões nacionais entre 1959 e 1970, nem por isso precisam ser chamados de campeões do campeonato brasileiro.


O reconhecimento e a unificação dos títulos da Taça Brasil e do Roberto Gomes Pedrosa diminui a importância do que aconteceu antes de 1971, apesar de ter objetivo distinto. O que vale é o campeonato brasileiro, só com esse nome. A conquista anterior fica em segundo plano. Caso confirmada a unificação, teremos a aberração de dois campeões brasileiros entre 1967 e 1970 – com direito a bicampeonato palmeirense, campeão da Taça Brasil e do Robertão em 1967.


Para o Santos conquistar os cinco títulos da Taça Brasil, entre 1961 e 1965, teve que jogar 22 vezes. Menos de um turno da conquista de 2004, quando o campeonato brasileiro teve 46 rodadas. Imagine que no mesmo dia que a CBF bater o carimbo, a diretoria anuncie a venda de Neymar e Ganso. Você, torcedor santista, vai soltar algum rojão por ter acordado com mais seis estrelas no peito? Ou estará preocupado de perder os principais jogadores às vésperas de uma Libertadores?


Os clubes, ao meu ver, não se tornam maiores com o novo rankeamento que se formará no futebol. O Palmeiras será gigante com dois ou oito brasileiros. Será maior se conquistar mais seis.


Não é um documento que vai fazer clubes grandes serem gigantes. Não é o reconhecimento que fará, você torcedor, passar a noite sem dormir de tanta alegria, ir trabalhar de ressaca na manhã seguinte, ou vai fazer o seu amigo rival se encolher na cadeira. Título deve ser comemorado. Santistas, palmeirenses, tricolores cariocas e baianos, cruzeirenses e botafoguenses já fizeram isso. Fizeram com toda justiça. A não ser que vençam dentro de campo, não irão fazer de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário