segunda-feira, 14 de maio de 2012

Independência do Paraguai







A proclamação da independência do Paraguai ocorreu em 1811, quando o país rompeu os laços coloniais com a Espanha. A independência foi pacífica e orquestrada pelo advogado e teólogo José Gaspar Rodríguez Francia, o “Dr. Francia”, que se tornou presidente vitalício assim que o Paraguai conseguiu a independência.      
         
A figura do Dr. Francia (foto) é controversa entre os paraguaios. Ditador, ele governou o
 Paraguai até sua morte, em 1840, guiado pelo espírito nacionalista e não intervencionista. Considerado “pai” da pátria paraguaia, seu principal objetivo foi consolidar a independência de qualquer influência estrangeira e manter a soberania do território. Seu governo acabou incutindo no povo paraguaio um sentimento patriótico e nacionalista.
      

“Apesar de ter seus desafetos, Francia é considerado na história do Paraguai um herói da independência”, explicou o paraguaio Benjamin Garcia Sales, da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos de Itaipu. Segundo ele, a independência é o feriado mais importante no seu país. Um dia de desfiles e muita festa.
      
No Dia da Independência os paraguaios enfeitam casas e ruas com as cores da bandeira: azul, branca e vermelha. Na capital Assunção, ocorre o desfile do presidente e as pessoas levam flores ao túmulo dos heróis da independência.
       
Em todo o país, as escolas promovem desfiles cívicos. Em Ciudad del Este, Garcia já tem compromisso para o feriado: assistir ao desfile da filha de 16 anos. Um bom desfile para Garcia e parabéns ao povo paraguaio.

Um comentário:

  1. Meu nome é Tereza. Não sei se você é o você que procuro, quero fazer um comentário com relação às questões colocadas já há algum tempo entre o Sr. Caro Gustavo e o Caro Padre Fabio e terminei por encontrar este blog; se não for, me retorne o perdoar, de qualquer forma deixo a fala: sou Médica, Psiquiatra, Socorrista, cuido de presos com AIDS e faço uma solicitação, é rápida. Permita que Padres, Pessoas, qualquer pessoa fale, conte a sua Verdade, diga sua forma de Amar e Ver a Luz. A Luz é o Mais Importante!!!!!! O Senhor já viu? Eu vi; fiquei quinze dias em coma e só conseguia enxergar o Meu Amor ao lado de Jesus me falando para não olhar para a Luz que ainda não era a hora. E todos os meus pacientes agradeceram. Beijos e Abraços!

    ResponderExcluir