Parabéns e Obrigado Globo
Hoje a Globo completa 50 anos.
Criticada por alguns, a Globo possui um papel fundamental na integração nacional do Brasil.
A unidade da América Portuguesa em torno de uma só bandeira deve-se à bravura de Dom João VI que rebateu de forma voraz todo e qualquer movimento separatista e à Rede Globo de Televisão que desde a década de 60 chega aonde nem o Poder Público brasileiro consegue chegar.
Se, hoje, o contato do "centro" do país com os rincões do país já encontra dificuldades, imagine há 50 anos.
O território brasileiro somente se viu livre de ameaças estrangeiras porque o brasileiro das mais distantes fronteiras se viu integrado por meio da Rede Globo de Televisão.
O choque cultural de quem sai do sul do país, passa por São Paulo, Mato Grosso, Nordeste, Pará e chega em Manaus é tão grande quanto sair de nossa casa e desembarcar na África, Ásia ou Europa.
Nem o idioma que nos une é exatamente o mesmo, eis que expressões locais permeiam as peculiaridades regionais. Até 1969, quando a Globo entrou em cadeia Nacional, o brasileiro de Porto Alegra, de Cuiabá, do Rio de Janeiro e de Manaus só tinham em comum o idioma oficial, os feriados nacionais e a carteira de identidade.
Hoje, de norte a sul, de leste a oeste, o Brasil tem um universo em comum, divide os mesmos desejos, os mesmos bordões, enfim, a Globo foi responsável por igualar o imaginário do Brasil, no qual a realidade é repleta de conflitos, contrastes e contradições.
Não há como negar, a Globo foi e é crucial para a construção da identidade brasileira. Essa identidade torna-se nítida quando se trata da "novela das oito".
Da descendente de alemão que vive no interior de Santa Catarina à ribeirinha que vive na floresta amazônica querem usar as roupas e acessórios da mocinha da novela.
Enfim, sem Xuxa, Chico Anísio, Jô Soares, Cid Moreira, William Bonner, Tieta, Sinhozinho Malta, Jade, dentre outros, o jeito de falar, as roupas, as famílias e o estilo de vida do brasileiro seriam diferentes.
Conforme destacou o ex-presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, "Tire a televisão do Brasil e o país desaparece".
Além do papel fundamental na construção da identidade e da integração Nacional, a Rede Globo de Televisão oferece ao brasileiro o que há de maior qualidade e modernidade de produção técnica em vídeo (perdendo somente para Hollywood).
O telespectador brasileiro sempre recebeu na sua casa os mais importantes eventos esportivos, culturais e jornalísticos do mundo e assiste novelas e programas com a maior qualidade.
Por tudo isso, além de parabenizar Rede Globo pelos seus 50 anos, temos muito a agradecer por, nestas décadas nos unir em torno da identidade Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário