sábado, 18 de setembro de 2010

IMPERDÍVEL


FONTE: http://odia.terra.com.br/portal/diversaoetv/html/2010/9/gargalhadas_rapidas_111016.html

Gargalhadas rápidas
Bruno Mazzeo estreia programa de humor, encomendado pela Globo para ser uma nova ‘TV Pirata’, ao lado de uma galera amiga, que costumava se reunir para tomar chope
POR BEATRIZ MOTA

Rio - Movem-se apenas as motivações (não mais etílicas) e, digamos, a privacidade nos bate-papos. Pois Bruno Mazzeo, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Débora Lamm, Renata Castro Barbosa e Fabíula Nascimento continuam se encontrando às sextas-feiras. A partir de 1º de outubro, entretanto, a reunião de amigos não se dará numa mesa de bar no Baixo Gávea, mas em esquetes do programa ‘Junto e Misturado’.

Estreia da Globo, o humorístico reúne uma ‘panelinha’ de talentos da nova comédia. “Desde a minha primeira reunião com a Globo, decidimos que, para funcionar, o programa tinha que ser algo de galera. Esta era uma condição”, revela Bruno Mazzeo, que escalou ex-parceiros de ‘Cilada’ e outros trabalhos para a aventura.

Os bastidores das gravações — realizadas em maratona desde junho —, portanto, não poderiam ser mais adequados às gargalhadas. Porchat, o mais inquieto do grupo (e o primeiro a ser convocado por Mazzeo, também como redator), resume: “Nos sacaneamos o tempo todo. A rotina de gravação é pesada, mas a gente descontrai. É o dia inteiro junto e, à noite, ainda durmo na casa da Renata, a quem estou comendo”, brinca.

A descontração vale também para ocultar o peso da responsabilidade. A missão de ‘Junto e Misturado’, que será exibido após o ‘Globo Repórter’, não é das mais simples. Encomendado a Bruno Mazzeo, menino dos olhos da emissora, o humorístico tem pretensão de ser uma nova ‘TV Pirata’. Não à toa, o filho de Chico Anysio conta com o auxílio e direção geral de Guel Arraes, que esteve em mesma função no programa dos anos 80 e 90.

“A casa queria algo novo, que trouxesse espaço para uma galera que vem surgindo no teatro, no stand-up comedy. Me juntei ao Guel e ficamos meses matutando até chegar ao formato”, conta Bruno.

O estilo comédia em pé conduz a linha de raciocínio dos redatores. “É humor ágil. Se você ri da primeira piada, quase perde a segunda. Nossa média é de quatro cenas por minuto. É algo totalmente novo, se você pensar que o ‘Zorra Total’ tem cenas de mais de dez minutos...”, compara Porchat.

O novo formato causou uma mudança de logística dentro da Globo. “Eles a Globo estão conhecendo uma nova maneira de produzir, estão se adaptando a esse projeto”, diz Bruno, sem se preocupar com o alto custo que demanda a produção: “Isso não é problema meu! Eu só criei, se eles aceitaram, que se virem para resolver!”.

Mais de 50 personagens num dia

A primeira temporada de ‘Junto e Misturado’ terá 12 episódios, com três blocos cada. Os programas terão três temas distintos (um a cada bloco), com dezenas de cenas e esquetes. Cada história parte sempre de um diálogo entre os amigos — o que eles chamam de momento ‘blá-blá-blá’ —, que atenderão pelos próprios nomes em cena. “É o máximo aproximado de nós, mas são caricaturas. E é tudo muito orquestradinho, sem espaço para improvisação”, explica Débora Lamm.

Daí, partem as esquetes, flashes variados com situações imaginárias — e das mais esdrúxulas possíveis. Personagens de época, super-heróis, e todos os tipos de criaturas poderão ser vistos nos quadros. As cenas requerem esforço especial das equipes de maquiagem e figurino: por dia de gravação, os seis atores se caracterizam como até mais de 50 personagens. “Para ficar crível é quase um milagre, pois tem cena que é ‘bate e volta’. Nunca fiz nada parecido com isso na TV”, diz Denise Bernardes, responsável pelo figurino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário