sábado, 16 de março de 2013

Discurso Gustavo Delbin na Presidência - IBDD



Excelentíssimos Srs.
 
Inicio este discurso repetindo uma história que ouvi de Dr. Carlos Miguel Aidar:
 
Abre aspas
 
Certa vez perguntaram a um grande orador o que ele fazia para ser sempre aplaudido ao final de suas manifestações. Seria sua eloquência?
 
Ele simplesmente respondeu que não.
 
Era, na verdade, a brevidade, a síntese, o poder de concisão, porque, para ele, haviam duas maneiras de ser aplaudido ao fim de cada discurso:
 
Ou falar muito pouco, apenas o essencial para ser aplaudido...
 
Ou, então, falar muito, demais, à exaustão para que, quando todos pensassem que ele estava por terminar, ele emendaria outro assunto e outro e assim por diante, de forma que, ao chegar depois de exaustiva manifestação ao cabo, todos aplaudiriam por dar graças pelo término do sofrimento.
 
Fecha aspas.
 
Pois bem, ficarei com a primeira hipótese, não porque busco aplausos rapidamente, mas porque sei dos afazeres de todos, da vida agitada que hoje levamos e também para que possamos iniciar os importantes trabalhos desta segunda Jornada de Direito Desportivo da PUC.
 
Inicialmente agradeço a Deus, pelo dom da vida. Agradeço aos meus pais, à minha esposa Mara e a minha filha Giulia pelo amor e compreensão. E agradeço aos meus amigos e colegas pelo constante apoio.
 
Pois bem, o IBDD nasceu há 12 anos, fruto da imaginação, dedicação e vontade de jovens estudantes aficionados pelo Direito Desportivo, estimulados e encorajados por advogados mais experimentados - dois deles aqui presentes mais uma vez, os Drs. Alvaro Melo Filho e Carlos Miguel  Aidar - afeitos às lides jurídico-desportivas.
 
Ao logo desses anos, inicialmente sob a presidência de Luiz Roberto Martins Castro e depois de Luiz Felipe Santoro, o IBDD cresceu e se consolidou como um dos institutos mais respeitados da nossa área de atuação. Apelidado pelo colega Wladimyr Camargos de academia do direito desportivo, é capaz de editar revistas que são obrigatórias nas bibliotecas e de realizar eventos e cursos que se tornaram referência na forma de se pensar o Direito Desportivo em nosso país.
 
Parcerias muito importantes foram desenvolvidas nestes doze anos: a primeira com a OAB de São Paulo, depois com a AASP, com o Ministério do Esporte, com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, com diversas universidades e outros importantes institutos no Brasil e fora dele.
 
Hoje, outra importantíssima parceria é inaugurada para o fomento do direito desportivo em nosso país: o IBDD se une à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo para realizar eventos - como este de hoje – e, principalmente, trazer de volta seu Curso de Pós Graduação em Direito Desportivo. 
 
Dito isso e já concluindo para guardar coerência com o início de minha fala, cabe a mim e aos meus companheiros de diretoria Dr. Edson Sesma, Dr. Ricardo Mahlmann Almeida e Dr. Leonardo Andreotti, com o apoio de todos os senhores e senhoras, elevar o nome do IBDD, fazendo-o presente nas diversas regiões de nosso país; fortalecer nossas parcerias; e, desenvolver e estimular a criação de cursos de direito desportivo por todo o Brasil. Tenho certeza que contarei com o apoio de todos.
 
Por isso é que, finalizando, proclamo a necessidade de tê-los sempre presentes nos eventos dos quais o IBDD seja parte, divulgando e difundindo o Direito Desportivo até que, ao fim e ao cabo, ele se torne disciplina reconhecida nos cursos de bacharelado em direito. Esta é a nossa principal meta.
 
Portanto, juntos, vamos todos à luta.
 
Muito Obrigado!

Gustavo Normanton Delbin 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário